Pesquisar este blog

domingo, 18 de abril de 2010

Questão de Estilo


Saudações, meus caros!

Obrigado pela companhia nesta jornada. A paisagem que se abre aos nossos olhos é bela, mas exige um olhar treinado para uma apreciação completa -- e vocês aceitaram preparar o olhar. Estou certo de que está valendo a pena.

Nesta aula falamos da relação ética-estética. O que mais lhes chamou a atenção?
- a beleza como vínculo universal que liga o pequeno e o grande?
- o elo estético de cooperação entre o particular e o coletivo?
- o aspecto de prazer e satisfação da experiência religiosa?
- a beleza como meio, mensagem e sinal da santidade de todas as coisas?
- o que mais? Comente!
Para acessar a pasta Estética, com todos os arquivos do curso, clique aqui.

Aproveito para incluir as primeiras redações de vocês:

Caverno, em seu artigo, procura mostrar a presença da estética nas Escrituras, depois na natureza. Através de um pequeno percurso sobre alguns versos da bíblia, o autor demonstra que Deus não apenas se preocupou com a ética do homem, mas também que esse ensino fosse permeado pelo belo, como algo subjacente nessa lei, assim como nossa própria sede por uma estética. Não há uma definição de belo e penso que Caverno não toca nesse assunto de propósito justamente por esse senso estético estar implícito no ser humano, como o próprio autor afirma: O senso comum reconhece a formosura do arco-íris.

Podemos perceber através do texto a própria valorização que Deus dá à beleza, pois não só a Escritura é inspirada, como também ela recorre ao nosso senso estético para transmitir algumas verdades, através de alegorias, parábolas, etc. O mesmo acontece com a criação. Há uma beleza em qualquer padrão de julgamento que escolhermos para julgá-la.

Podemos concluir com o texto que esse senso estético presente nas Escrituras e na natureza nos remete diretamente a Deus. Ela não é um acidente, mas é fruto do propósito Divino e seu desígnio. Deixar de enxergar isso seja nas Escrituras ou ao nosso redor é limitar a nossa visão do próprio Deus, fonte de toda a glória e formosura. Assim, o cristão deve ser alguém que enxerga que por traz de toda beleza presente aqui na terra e nas Escrituras, está uma ainda maior, que se revelará em todo seu esplendor um dia diante de todos nós.

Ismael Lins Patriota

1. Estética na Escritura

Em toda a Escritura as alusões e citações são embelezadas por palavras e ideias que nos remetem à força e glória de Deus. Esta estética nos remete diretamente ao amor e à abstração do poder divino através de exemplos figurativos do belo relacionado ao bom. A ética e justiça a que o homem é submetido são demonstradas por essa relação através de alegorias estéticas que relacionam o belo ao comportamento que nós humanos devemos ter e considerar como bons para a nossa vida cotidiana. Em muitas passagens podemos perceber o poder da beleza de Deus transcender a virtude e a justiça para nos mostrar o caminho que devemos seguir no rumo do bem. A própria figura do Pai é sempre uma alusão a luz poderosa capazes de cegar os ímpios e curar os doentes que creem na glória dos céus.

2. Estética na Natureza

Instintivamente “adoramos” a natureza como adoramos a Deus, reconhecendo, pois, nela a beleza e bondade do nosso Pai em nos proporcionar tamanha sabedoria. Sabedoria que nos coloca a questionar a imensidão da bondade de Deus perante o infinito de matéria criada por ele e harmonizada para a alegria e glória do seu povo. Constatamos, e é fato, que a natureza sempre se recupera com uma velocidade atroz de todas as intempéries meteorológicas tais como raios, enchentes, secas, queimadas. Sempre que a terra seca é regada pela água divina vindo dos céus, o solo agradece e nos deslumbra com suas facetas multicoloridas de pastagens, flores, árvores, córregos e rios. Toda a natureza a todo tempo nos demonstra formas divinas de trabalhar e agir, contudo a humanidade em face do seu crescimento e ambição tende a destruir e massacrar com o belo, agindo com maldade e interferindo na ética humana e na justiça de Deus.
Antonio Marcos Borges Modesto


O bom e o belo

No princípio Deus criou o céu e a terra.

O livro de Gênesis nos revela um Deus criador, que possui um planejamento e o executa, através da sua palavra, do Verbo. Isso, por si só, já nos revela a beleza deste Deus criativo que usa da palavra para criar a luz, os mares, a terra, a vida e, no auge da criação, o homem e a mulher, a quem Deus faz a sua imagem e semelhança, isto é, com capacidade de criar, de se expressar e se relacionar através da linguagem e com o dom da liberdade.

Deus cria todas as coisas para serem boas e, portanto, belas. Quando o Senhor contempla o que criou repete que isso é bom, ou seja, prazeroso e bonito. Quando lemos Gênesis e imaginamos este livro quadro a quadro, como se fosse um filme, não há quem fique indiferente à beleza da narrativa e das imagens.

Imaginar o caos e o Espírito de Deus pairando sobre as águas; o verbo sendo pronunciado para dar início ao processo gerador de toda a natureza em sua complexidade de células, moléculas e suas relações entre si; o verbo pronunciado com a voz de Deus, voz descrita em Apocalipse 14:2 como: Ouvi uma voz do céu como voz de muitas águas, como voz de grande trovão; também a voz que ouvi era como de harpistas quando tangem a sua harpa; a criação da luz e a possibilidade das cores, a criação do firmamento, dos mares e da terra, e de tudo que neles há, e por fim a criação do homem e da mulher, nos revelando um Deus que se relaciona e que deseja se relacionar, com toda sua criação.

É possível imaginar maior beleza do que esta? Talvez sim, quando entendemos que dentro do seu plano de criação, Deus planejou também a nossa salvação, pois sem que Ele houvesse dito: Haja cruz!, como o Senhor poderia criar o homem e a mulher a sua imagem e semelhança, tendo nos dado o dom da liberdade?

Deus nos criou para dominarmos a natureza; temos, pois, uma responsabilidade para com a criação do Senhor, para com a beleza que o Senhor nosso Deus criou, da mesma forma, para com nós mesmos e com nosso próximo. Toda criação está integrada, é preciso que entendamos isto de uma vez por todas para que as futuras gerações possam, da mesma forma, contemplarem a criação de Deus com respeito que é devido a sua obra.
Cynthia Lopes


A ética e a estética são ramos tradicionais da filosofia. Elas também são analisadas a luz da Bíblia no campo da teologia crista. A ética estuda os deveres dos homens para com Deus e para com o próximo. A estética do grego aisthesis "sensação" veio designar formas de beleza ou a teoria da beleza ou da arte. 

Nossa sociedade a cada dia que passa tem se embriagado com a estética em detrimento da ética. O padrão de beleza imposto em nossa cultura tem formado uma ditadura violenta que mata, exclui e aleija, portanto quem não entra dentro do padrão estabelecido por Deus.

Estamos vendo a cada dia a ética sendo engolida pela estética com suas ramificações altamente questionáveis. A cultura do corpo, tão forte na mídia, tem estabelecido um paradigma profano pois tudo que inferioriza o ser humano faz do seu mundo um peso e uma amargura é profanação!

Karl Max disse que a religião é o ópio do povo, porém se ele vivesse nos nossos dias ele iria mudar o seu discurso e diria que a estética mal usada é embriagante e esconde na realidade a feiúra do coração. 

Muitas pessoas dão ênfase demasiada ao exterior e esquecem do interior. Todo mundo tem a sua cosmovisao (visão do mundo). Como é bonito ver praias, arco-íris, os luminares enfim; mas esquecem que são obras da criação do próprio Deus... 

É muito bonito ver todas essas manifestações pós-modernas do avanço da tecnologia e das artes, o classicismo na música a diminuição da distância pela Internet e por aí vai. Porém como é feio vermos um mundo bonito sem ética, sem amor, sem perdão, sem misericórdia, sem consideração pelo próximo, sem fé porque a fé tem haver com a ética cristã, pois segundo a Bíblia é dever de todo o homem temer a Deus e a Cristo. 

Devemos admitir uma coisa; a estética sem a ética fica feia e monótona como também a ética sem a estética fica incolor destemperada. Não existe nada mais estético e ético do que olhar para vida sob a perspectiva de Deus e aprender realmente com Ele, que a vida é bela; pois é dádiva do Criador. Devemos sim; reconsiderar o que é belo, o que é estético e o que é ético... 

É verdade que a mídia e a sociedade de consumo querem nos empurrar goela abaixo o seu conceito de uma ética narcisista. Porém o verdadeiro conceito de beleza ética está na vida celebrada e vivida dia a dia na presença daquele que é único e totalmente santo; o nosso Deus! 

Ele é maravilhoso sua beleza não tem fim e seu poder é eterno. Ele sim e não o “filosofar” dessa sociedade fugaz são parâmetros e fonte de ensinamento e vida pois somente em Deus podemos encontrar a verdadeira fusão perfeita entre a ética e a estética e é justamente nesse vácuo que nossa sociedade irá encontrar o verdadeiro “hedonismo cristão” que nada mais é do que viver a verdadeira felicidade em Cristo Jesus. 

Diácono Everson Asvolinsque

3 comentários:

  1. Acho interessante perceber que a beleza, em Deus, vai além da aparência física: o Senhor lê nossos corações, e nós não. Bacana é entender que o amor, este sentimento explêndido, não necessita de explicação, carece apenas de sintonia e dois corações que se encontram. Esta é a verdadeira beleza.
    Quando eu era criança, coisas pequenas eram belas e prazerosas: uma poça de água, a grama verde, o pé de jabuticaba, as brincadeiras, o amor do meu pai e da minha mãe e por aí vai. Só sei que em certo momento em nossa vida adulta, estas coisas deixam de ser importantes e, a nossa fé, é que nos resgata deste cotidiano massacrante do mundo e nos faz parar e ver o dia que amanhece ou o sol que se põe ou mesmo, nossos filhos brincando nas poças da chuva. E nada é mais belo do que isto. Abraços para todos, Cynthia

    ResponderExcluir
  2. Pois é, minha cara... belo é viver...
    Bjs e esperamos você domingo!

    A.

    ResponderExcluir
  3. acho interessante ver como o ser humano também é capaz de fazer coisas bonitas. a literatura, a música, as artes em geral mostram que o homem é realmente imagem do criador. o homem tem essa centelha divina, capaz de dar beleza mesmo onde não há. Eu fico pensando nas pessoas que dão duro, por exemplo, num meio desesperador. Há uma beleza interior ai, pois suas vidas mostram exatamente isto...

    ResponderExcluir

O que você tem a declarar?