Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Gênese de uma nova criação

Salve salve meus caros!

À medida que nos aproximamos do fim deste curso, quero propor uma volta ao início. Às origens. O texto de João 1 visto no domingo passado mantém-nos a visão em perspectiva: o passado que Deus inaugurou “no princípio” e o futuro que ele gerou em Cristo – ao mesmo tempo gênese nova e uma retomada.

Deus nunca abandonou sua criação, nunca desistiu de sua obra, sempre interveio. Muito embora o cenário original, que era “muito bom”, tenha se corrompido em trevas espessas, ele restaurou todas as coisas em Cristo. A missão do Verbo é essa: buscar o que se havia perdido (Lucas 19.10). A missão da Igreja é essa. O Reino avança, resgatando milhares da miséria, das drogas, do desespero, do desamor. Do vazio. Porque onde não há luz só resta o vácuo tenebroso.

Esse foi um dos textos que mais me marcou ao elaborar o curso. Comparando os cenários de Gênesis 1 e João 1, ressalta evidente que Deus não estava brincando com o mundo ao enviar Cristo para tabernacular entre nós. Ele veio e nos trouxe as grandes bênçãos da aliança: graça e verdade, em ampla plenitude (João 1.14). Urge chegar aos pés do Verbo, pela fé, pois a beleza de Deus faz muita falta por aqui.

Que assunto você mais gostou de discutir na aula passada:

  • A cristologia atemporal de João?
  • O novo nascimento como uma geração de cima?
  • Que Cristo dá a vida e também a preserva com sua luz?

Comente! No próximo domingo encerraremos esta lição e o curso, fazendo um voo panorâmico pela estrutura que construímos até agora. Até lá!

Em Cristo

Seu colega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem a declarar?