Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Riqueza e sabedoria: do material ao espiritual

Salve salve todos!

Nossa classe está ganhando novos alunos. Bem-vindos!

Quero agradecer o retorno que todos têm me dado a respeito das aulas. Já vi, por exemplo, que vocês preferem o enfoque atual dos assuntos. Eu também prefiro e acho que, num curso experimental como esse, podemos e devemos trazer a lente estética da Escritura ao dia-a-dia, hoje. Pois é o tempo que se chama hoje que precisa ser embelezado pela glória de Deus.

A propósito disso, considero a aula de ontem muito emblemática. Falamos de riquezas a partir do exemplo do rei Salomão. É uma história que desperta sentimentos muito controversos: admiração, espanto e até inveja. Afinal, ele ganhou todos aqueles benefícios da mão generosa de Deus, por pura graça. Não incomoda que Deus dê tanto a alguém, mesmo prevendo que esse alguém vá se corromper no futuro? A mim não diria que incomoda, mas que causa um surpreendente estranhamento. Por outro lado, o fundamento da graça é a boa vontade divina. Não depende do mérito humano. Ainda bem!

Cumpre atentarmos para um lado importante da questão salomônica. Ele ganhou tudo aquilo, conforme vimos, como dons capacitadores para a sua vocação de rei em Israel. À luz do contexto de Crônicas vemos Deus sinalizando que, se Israel tivesse mantido sua lealdade à aliança, muito mais riquezas teriam sido dadas a Salomão e aos seus sucessores, bem como à nação inteira. Não obstante isso, a despeito do caráter (bem) falho de Salomão, Israel foi levado a um nível de prosperidade sem precedentes.

E nós, do Israel espiritual? Nós estamos muito mais ricos! (Rm 12, I Co 12, Ef 4)

O que você achou mais interessante na aula de ontem:
  • as riquezas (as lícitas, claro) como dádivas da graça divina e, portanto, boas e santas?
  • a função redentora do dinheiro (Calvino falava em uso social das riquezas)?
  • a riqueza de Salomão e Israel como prefigurativa da riqueza espiritual da Igreja (dons espirituais, etc.)?
Comente!


Para acessar a pasta Estética, com todos os arquivos, apresentações e material extra, clique aqui.

Bjs e ótima (e rica) semana!

Em Cristo,

Seu colega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem a declarar?